Tuesday, December 26, 2006
|
|
"Morangos" e futebol conquistaram a atenção dos mais novos
A novela juvenil da TVI, "Morangos com açúcar", liderou as preferências televisivas dos mais novos - entre os 4 e os 14 anos - no ano de 2006, com oito episódios no "top" dos 20 programas mais vistos, até ao início da última semana.
De acordo com dados da Mediamonitor, do grupo Marktest, esta lista é também dominada pelo futebol, com sete emissões (cinco do Mundial da Alemanha e duas de outras competições). "Dei-te quase tudo", "Mundo meu", "Uma família normal" e "Inspector Max", da TVI, e "Floribella", da SIC, são os restantes programas da listagem, com um episódio cada.
Sara Pereira, investigadora na área da programação infantil, não se mostrou surpreendida com o facto de os mais novos preferirem outros programas que não aqueles que lhes são destinados Enquanto que o mais visto "Morangos com açúcar III" alcançou 31,1% de audiência média, o programa infantil com maior sucesso junto dos espectadores "Brandy & Mr. Whiskers", da rubrica "Disney Kids", na SIC, atingiu 17%, e nem chegou a entrar nesta lista.
No seu entender, o facto de as crianças não verem o que lhes está destinado "é uma tendência que se vem a manifestar há alguns anos".
Um dos factores que podem estar na origem desta escolha prende-se, de acordo com a investigadora, com o horário de emissão. "As crianças não têm disponibilidade para ver programas de manhã e à tarde só a 2 oferece programação infantil, mas vocacionada para o pré-escolar. E mesmo os que têm cabo, acabam por ver os 'Morangos' porque no dia seguinte falam entre si sobre o episódio", diz.
A TVI é a estação que mais espectadores capta neste horário. E foi também no primeiro mês de 2006 que o canal registou maior audiência, entre as 18.30 e as 22.30 horas.
Fonte: moranguinha.mca
enviado por Moranguita as 1:27 PM
......................................................................................
|
|